Pesquisar este blog

Antônio Raposo Tavares

Posted on quinta-feira, 12 de março de 2015 by Vovó Sabe Tudo


Antônio Raposo Tavares era filho de Fernão Vieira Tavares, capitão-mor de São Vicente. Nasceu em Portugal, na localidade de São Miguel de Beja, no ano de 1.598.

Sua bandeira foi a maior organizada naquela época. Compunha-se de 200 homens brancos e 300 índios tupis. Partiu em agosto de 1628 de São Vicente e mais tarde de São Paulo, caminhando pelas matas e atravessando o Rio Paranapanema. Antes expulsou o fidalgo espanhol D. Rui Dias Melgarejo, das terras que hoje constituem o Estado do Paraná. Marchou, a seguir, com sua bandeira, para o sul de Mato Grosso, onde destruiu Santiago de Xeres; a seguir, voltou para São Paulo, trazendo grande quantidade de índios para trabalharem nas lavouras. Foi o maior caçador de índios da sua época.

Em 1633, foi nomeado juiz; mais tarde, recebeu o título de Ouvidor. Organizou nova bandeira, que chegou até o Amazonas e Peru.

Em 1651, chegou à foz do Rio Mar.Com menos de 60 homens brancos e alguns índios. Por essa época, sentindo-se já cansado, procurou levar uma vida mais tranquila, junto com sua família, morrendo sete anos mais tarde, ou seja, em 1.658, em sua fazenda em Barueri, no estado de São Paulo.

Raposo Tavares, segundo consta, esteve durante 25 anos no sertão.

Todos os nomes do Brasil

Posted on by Vovó Sabe Tudo


Nosso país teve oito nomes antes de receber o nome de Brasil:
  • Pindorama (nome dado pelos indígenas);
  • Ilha de Vera Cruz, em 1500;
  • Terra Nova em 1501;
  • Terra dos Papagaios, em 1501;
  • Terra de Vera Cruz, em 1503;
  • Terra de Santa Cruz, em 1503;
  • Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505;
  • Terra do Brasil, em 1505;
  • Brasil, desde 1527.
Por que Brasil? Nossa terra tem este nome graças à grande quantidade de uma árvore, chamada popularmente de pau-brasil, da qual se extraía uma resina de cor vermelha, cor de brasa, que era usada para tingir tecidos.

Dia 03 de maio é o dia do Pau-Brasil!

Bandeirismo

Posted on domingo, 8 de março de 2015 by Vovó Sabe Tudo




Uma breve explicação sobre entradas e bandeiras:

ENTRADAS: Expedições oficiais que penetravam pelo interior do país com a finalidade de explorar a terra e escravizar os indígenas.
A primeira entrada foi comandada por Américo Vespúcio em 1504 e a última por Agostinho Barbalho Bezerra, em 1667.
As entradas tinham as seguintes finalidades:
1.       Reconhecer o sertão;
2.       Caçar os índios a fim de escraviza-los;
3.       Descobrir minas de ouro, prata, pedras preciosas.

As entradas eram, às vezes, organizadas pelo Governo.

BANDEIRAS: As bandeiras eram organizadas por brasileiros, principalmente paulistas, que entravam pelo sertão, corriam o Brasil de norte a sul, de leste a oeste, em busca de ouro, pedras preciosas e também para escravizar os indígenas.

As expedições que penetravam nos sertões, chamavam-se bandeiras, porque levavam como símbolo uma bandeira.

A maior parte das bandeiras partiam de São Paulo e de outros lugares vizinhos como Taubaté, Itu, Sorocaba, Porto Feliz.

Participavam das bandeiras:
    Os capitães, que eram os chefes;
b       Os guias, bons conhecedores das matas;
         Índios mansos;
         Negros;
         Padres;
f       Mulheres e crianças.

Algumas bandeiras eram formadas por centenas de pessoas e demoravam, às vezes, anos no sertão.

Quando os alimentos acabavam, os bandeirantes acampavam, plantavam e, enquanto esperavam a colheita, exploravam a região. Assim, foram surgindo as primeiras povoações.

Os bandeirantes vestiam roupas de couro, calçavam botas altas, usavam como armas o arbabuz (espingarda com cano aberto), escopeta (espingarda curta), a espada, facões  de abrir mato, levavam instrumentos agrícolas, etc.

Os bandeirantes trouxeram muitos benefícios ao interior do país. Além da descoberta das minas de ouro, prata e pedras preciosas, deu-se o povoamento do sertão, foram abertos novos caminhos e muitos rios foram explorados.

Se o Brasil hoje é um país extenso, uma grande parte foi conquistada pelos bandeirantes.

As bandeiras eram de dois tipos: de caça ao índio e de mineração.

As bandeiras de caça ao índio dedicavam-se a aprisionar os índios para escraviza-los na lavoura. Os principais bandeirantes caçadores de índios foram: Antônio Raposo Tavares, Manoel Preto, Bartolomeu Bueno da Silva, Domingos Jorge Velho, Matias Cardoso de Almeida, Amador Bueno e outros.

As bandeiras de mineração tinham por fim procurar riquezas minerais, ouro, diamantes, etc. Essas bandeiras dirigiram-se primeiro pelos rios Tietê e Paraíba, subiram a Serra da Mantiqueira e atingiram o vale do Rio São Francisco (Minas Gerais) e ali encontraram ouro. Mais tarde, outras minas foram descobertas em Mato Grosso e Goiás. Os principais bandeirantes de mineração foram:  Fernão Dias Paes Leme, o caçador de esmeraldas, Bartolomeu Bueno da Silva, a quem os índios apelidaram de Anhanguera, que quer dizer “diabo velho”, “feiticeiro”, Antônio Raposo Tavares, Pascoal Moreira Cabral e outros.

A Lenda do Diamante

Posted on by Vovó Sabe Tudo





Antes, muito antes do ano de 1500, o Brasil chamava-se Pindorama e vivia à sombra de mil palmeiras.

Foi nessa época, que o índio Oiti, valente entre os mais valentes, se despediu de Potira, sua esposa, e desceu o rio para dar combate a uma tribo inimiga. Doze luas passaram-se sem que o moço guerreiro voltasse.

Antes, muito antes do ano de 1500, o Brasil chamava-se Pindorama e vivia à sombra de mil palmeiras.

Foi nessa época, que o índio Oiti, valente entre os mais valentes, se despediu de Potira, sua esposa, e desceu o rio para dar combate a uma tribo inimiga. Doze luas passaram-se sem que o moço guerreiro voltasse.

A linda Potira permaneceu sempre à beira do rio, com o olhar perdido no horizonte infinito, à espera do seu esposo.

E quando lhe veio a certeza de que não o veria mais, Potira chorou de saudades. Suas lágrimas misturaram-se com a areia da praia e Tupã transformou-as em diamantes. E aí está a origem dessa pedra preciosa: proveio das lágrimas de amor.