Pesquisar este blog

Bandeirismo

Posted on domingo, 8 de março de 2015 by Vovó Sabe Tudo




Uma breve explicação sobre entradas e bandeiras:

ENTRADAS: Expedições oficiais que penetravam pelo interior do país com a finalidade de explorar a terra e escravizar os indígenas.
A primeira entrada foi comandada por Américo Vespúcio em 1504 e a última por Agostinho Barbalho Bezerra, em 1667.
As entradas tinham as seguintes finalidades:
1.       Reconhecer o sertão;
2.       Caçar os índios a fim de escraviza-los;
3.       Descobrir minas de ouro, prata, pedras preciosas.

As entradas eram, às vezes, organizadas pelo Governo.

BANDEIRAS: As bandeiras eram organizadas por brasileiros, principalmente paulistas, que entravam pelo sertão, corriam o Brasil de norte a sul, de leste a oeste, em busca de ouro, pedras preciosas e também para escravizar os indígenas.

As expedições que penetravam nos sertões, chamavam-se bandeiras, porque levavam como símbolo uma bandeira.

A maior parte das bandeiras partiam de São Paulo e de outros lugares vizinhos como Taubaté, Itu, Sorocaba, Porto Feliz.

Participavam das bandeiras:
    Os capitães, que eram os chefes;
b       Os guias, bons conhecedores das matas;
         Índios mansos;
         Negros;
         Padres;
f       Mulheres e crianças.

Algumas bandeiras eram formadas por centenas de pessoas e demoravam, às vezes, anos no sertão.

Quando os alimentos acabavam, os bandeirantes acampavam, plantavam e, enquanto esperavam a colheita, exploravam a região. Assim, foram surgindo as primeiras povoações.

Os bandeirantes vestiam roupas de couro, calçavam botas altas, usavam como armas o arbabuz (espingarda com cano aberto), escopeta (espingarda curta), a espada, facões  de abrir mato, levavam instrumentos agrícolas, etc.

Os bandeirantes trouxeram muitos benefícios ao interior do país. Além da descoberta das minas de ouro, prata e pedras preciosas, deu-se o povoamento do sertão, foram abertos novos caminhos e muitos rios foram explorados.

Se o Brasil hoje é um país extenso, uma grande parte foi conquistada pelos bandeirantes.

As bandeiras eram de dois tipos: de caça ao índio e de mineração.

As bandeiras de caça ao índio dedicavam-se a aprisionar os índios para escraviza-los na lavoura. Os principais bandeirantes caçadores de índios foram: Antônio Raposo Tavares, Manoel Preto, Bartolomeu Bueno da Silva, Domingos Jorge Velho, Matias Cardoso de Almeida, Amador Bueno e outros.

As bandeiras de mineração tinham por fim procurar riquezas minerais, ouro, diamantes, etc. Essas bandeiras dirigiram-se primeiro pelos rios Tietê e Paraíba, subiram a Serra da Mantiqueira e atingiram o vale do Rio São Francisco (Minas Gerais) e ali encontraram ouro. Mais tarde, outras minas foram descobertas em Mato Grosso e Goiás. Os principais bandeirantes de mineração foram:  Fernão Dias Paes Leme, o caçador de esmeraldas, Bartolomeu Bueno da Silva, a quem os índios apelidaram de Anhanguera, que quer dizer “diabo velho”, “feiticeiro”, Antônio Raposo Tavares, Pascoal Moreira Cabral e outros.

0 Responses to "Bandeirismo":