Pesquisar este blog

Tiradentes

Posted on domingo, 16 de março de 2008 by Vovó Sabe Tudo

Tiradentes era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu em 1746, no Sítio Pombal (hoje Tiradentes) - Minas Gerais.

Aos nove anos de idade, ficou órfão, sendo adotado pelo padrinho que era dentista. Ele aprendeu a profissão e se tornou dentista também. Foi, ainda, condutor de tropas de animais, mascate e garimpeiro. Entrou mais tarde, para o Regimento de Dragões de Minas, onde obteve o grau de Alferes. Mas firmou-se mesmo como dentista.

Suas andanças pela Capitania fizeram-no conhecer a pobreza em que vivia o povo e o sacrifício que este devia fazer para pagar altos impostos à Coroa, através de um decreto, chamado Derrama. Decidiu então lutar e fazer de seu país, uma República Independente. Estando no Rio de Janeiro, em 1788, falou de seus ideais a José Alves Maciel, que havia regressado da Europa, onde conviveu com os revolucionários franceses e que também acreditava em melhores condições de vida à gente brasileira. Dirigiam-se ambos para Vila Rica, uniram-se ao Desembargador Tomás Antônio Gonzaga, ao advogado Cláudio Manuel da Costa, Cel. Inácio José de Alvarenga, Cel. Francisco de Paula Freire, Inácio Alvarenga Peixoto, aos padres Toledo e Rolim, e muitos outros. Começou então, por conta disso, a revolta que se chamou Inconfidência Mineira, que foi um movimento nativista ocorrido em 1789, em Vila Rica, hoje Ouro Preto, Minas Gerais. O objetivo era lutar pela Independência do Brasil.

Os inconfidentes eram pessoas cultas, idealistas, alguns muito ricos, porém, quem se destacou entre eles foi o homem simples e corajoso, Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes. Os inconfidentes queriam por fim aos impostos sobre o ouro e o perdão de todas as dívidas. Queriam também por fim ao domínio português em Minas Gerais e instituir a República, fundar uma Universidade em Vila Rica , abrir escolas para o povo , criar o serviço militar obrigatório.

Os inconfidentes ou conspiradores combinaram fazer o levante quando o governo fizesse a cobrança dos impostos atrasados (Derrama).

Estava assim combinado quando foram denunciados por Joaquim Silvério dos Reis, um dos inconfidentes que em troca queria o perdão de suas dívidas e sua liberdade.

O governador, então o Visconde de Barbacena, suspendeu a Derrama e mandou prender os conspiradores e quase todos os condenados à morte. A rainha de Portugal, D. Maria, substituiu a pena de todos pelo degredo, exceto Tiradentes, que foi enforcado no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, aos 46 anos, revelando até os últimos momentos grande coragem.

Seu corpo foi decapitado, esquartejado e salgado. Sua cabeça foi colocada dentro de uma gaiola e levada para Ouro Preto. Suas pernas foram cravadas em postes na Estrada das Minas e os braços levados para Barbacena. Não contentes com tanta selvageria, mandaram também destruir sua casa! O povo acompanhava consternado, com medo e pavor, os acontecimentos de tamanha barbárie.

O ideal de Tiradentes, entretanto, foi realizado trinta anos depois, com a Proclamação da Independência do Brasil, sendo considerado o símbolo da Nacionalidade Brasileira e Mártir da Independência do Brasil!

0 Responses to "Tiradentes":