Pesquisar este blog

Carlos Gomes

Posted on sábado, 8 de março de 2008 by Vovó Sabe Tudo


Nasceu em São Paulo, no dia 11 de julho de 1836, tornando-se maestro e compositor. Seu pai era maestro da Banda da Vila Real de Campinas. Começou muito jovem sua carreira musical. Tinha quinze anos quando compôs sua primeira música; gostava de compor modinhas e valsas.

Veio para São Paulo no ano de 1859, compôs o Hino Acadêmico e a canção "Quem sabe?", uma peça de grande beleza musical, que se tornou romântica e cérebre em todo o Brasil.

Orinetado pelos amigos, partiu para o Rio de Janeiro no ano de 1860, tencionando obter de D. Pedro II o ingresso no conservatório de música, dirigido por Francisco Manuel da Silva, o que lhe foi concedido. Sua primeira ópera "A Noite no Castelo", foi apresentada em 1861, e a segunda, "Joana de Flandres", em 1863. D. Pedro II, entusiasmado com o talento do jovem, ordenou-lhe que fosse para a Itália, a fim de estudar no Conservatório de Milão, onde recebeu o título de Maestro e Compositor, no ano de 1866. Teve um grande sucesso ao apresentar-se no Teatro da Escola de Milão. A ópera tinha por título "O Guarani", escrita por José de Alencar; isto se deu no ano de 1870, e, nest mesmo ano voltou para o Brasil, aqui ficando poucos dias e voltando novamente para a Itália, onde iniciou a composição da ópera "Fosca". Fez ainda outras viagens, retornando ao Brasil no ano de 1895.

Muito doente e sem recursos, já no fim da vida, foi indicado para dirigir o Conservatório do Pará. Morreu no dia 16 de setembro de 1896, em Belém do Pará, aos 60 anos.

Seus restos mortais foram trazidos para Campinas, São Paulo. Deixou obras de grande pretígio, tais como:
* O Escravo;
* Maria Tudor;
* Condor;
* Salvador Rosa;
* O Guarani - esta foi a obra que o imortalizou.

Seu nome completo: Antônio Carlos Gomes.

0 Responses to "Carlos Gomes":