Pesquisar este blog

General Osório

Posted on terça-feira, 11 de março de 2008 by Vovó Sabe Tudo


General Osório é Patrono de Armas de Cavalaria do Exército Brasileiro e herói da Guerra do Paraguai. Este valente soldade nasceu em Nossa Senhora da Conceição do Arroio, atual Osório, Rio Grande do Sul, no dia 10 de maio de 1808, e morreu no Rio de Janeiro no dia 04 de outubro de 1879, aos 71 anos. Era filho de pais humildes, e sua instrução não foi realizada de modo regular.

Ingressou na carreira militar aos 14 anos, quando lutou contra as forças portuguesas da Província Cisplatina (Uruguai). Tomou parte ativa no cerco de Montevidéu e em muitas outras ocasiões de guerra. Combateu na Guerra dos Farrapos, no período de 1835 e 1845; lutou contra Rosas em 1851. A Osório foi confiado o comando do Exército Brasileiro em ação. Eclodiu então a Guerra do Paraguai e o maior combate registrado foi o travado em Tuiuti. A vitória desta batalha coube a Osório, da qual participou com impressionante heroísmo. Depois disso, Osório foi substituído pelo General Polidoro Jordão. Como a luta prosseguia, Osório passou a comandar o III Corpo do Exército, organizado no Rio Grande do Sul.

Dirigiu a Marcha de Flanco de Tuiuti e Tuiucuê, que pesou de forma decisiva no desfecho da Campanha. Em 1866, recebeu o título de Barão e , em 1869, Marquês de Herval. Recebeu o título de Marechal de Exército em 1877. Foi eleito Senador pelo Rio Grande do Sul e finalmente nomeado para a Pasta de Guerra Nacional.

Seu nome completo: Manuel Luiz de Osório.


0 Responses to "General Osório":