Cientista e médico. Nasceu em Campanha, Minas gerais, em 28/04/1865 e morreu no Rio de janeiro em 08/05/1950.
Seguiu para a França, onde em Paris, se especializou em trabalhos de laboratório. De volta ao Brasil é nomeado Inspetor de Saúde Pública do Estado de São Paulo. Mais tarde abandona esse cargo a fim de dirigir o Instituto Butantã de São Paulo, o qual havia fundado. Foi também diretor do Instituto de Manguinhos, no então Distrito federal. Fundou em Niterói o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, em julho de 1919, atendendo à sugestão do Presidente do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1899, irrompeu uma epidemia em Santos. Coube a Vital Brasil fazer as pesquisas para o combate à doença. Identificou-a como peste bubônica, mas acabou por contrair a doença e isso quase lhe custou a vida. A dedicação com que o grande cientista sempre empreendeu as suas pesquisas resultaram numa das mais importantes descobertas científicas de todos os tempos: o soro antiofídico, que se tornou conhecido em todo o mundo.
Num país tropical como o Brasil, de grande variedade de cobras peçonhentas, grande era o número de pessoas picadas por ofídios que ficavam à mercê da sorte diante da falta de antídoto.
0 Responses to "Vital Brasil":
Postar um comentário