Pesquisar este blog

Padre José de Anchieta - Apóstolo do Brasil:

Posted on quarta-feira, 12 de março de 2008 by Vovó Sabe Tudo


O Padre José de Anchieta, jesuíta, foi um dos primeiros missionários a virem para o Brasil. Nasceu em São Cristóvão da Laguna, na Ilha de Tenerife, em 1533 e morreu em Iriritiba (atual Anchieta), no Espírito Santo, em 09 de julho de 1597, aos 64 anos.

Contava 20 anos quando chegou ao Brasil, na comitiva de D. Duarte da Costa, segundo Governador-Geral do Brasil. A 24 de setembro deste mesmo ano, foi recebido pelo Padre Manuel da Nóbrega, que muito o auxiliou em seus trabalhos de missionário jesuíta. Iniciou a catequese dos índios na capitania de São Vicente e a 25 de janeiro de 1554 fundou o terceiro colégio do Brasil, onde celebrou a primeira missa.Em tono deste lugar, formou-se um núcleo de povoação que, crescendo, deu origem à cidade de São Paulo. Anchieta construiu também um seminário de orientação perto do colégio.

José de Anchieta deu aulas de castelhano, latim, doutrina cristã e a língua brasílica. Lia e escrevia o idioma Tupi com muita facilidade; escreveu um dicionário, uma gramática e um catecismo, nesta língua.

Foi intérprete junto aos índios tamoios que estavam em batalha contra os portugueses. Em 1563, ficou como refém dos índios durante 4 meses, na aldeia de Iperoig. Nessa época escreveu, nas areias da praia,um poema dedicado à Virgem Maria, "Poema Marianum".

Em 1567, ajudou Estácio de Sá na expulsão dos franceses do Rio de Janeiro.

Para os indígenas, ele não representava apenas o socorro espiritual; cuidava-lhes também das enfermidades e ferimentos, valendo-se dos conhecimentos medicinais que trouxera da Europa, mais os que havia assimilado dos selvagens. Na sua catequese, serviu-se da poesia e do teatro com o que tornava mais suave a tarefa de aprender. Tornou-se, assim, o precursor de nossa literatura.

Merecidamente foi chamado de "Apóstolo do Brasil".

Obras:
* "Poema em Louver da Virgem Maria";
* "Arte da Gramática da Língua mais conhecida na Costa do Brasil";
* "História do Brasil" e outras obras.

Em 1611 seus restos mortais foram transportados para a Bahia e sepultados num templo. Uma relíquia do Apóstolo foi remetida ao Vaticano para instruir o processo de canonização. Sua beatificação foi iniciada em 22 de abril de 1624, mas somente a 19 de agosto de 1730, o Papa Clemente XII, proclamou-lhe as virtudes: fé, esperança, caridade, prudência, justiça, força e temperança.

José de Anchieta amou o Brasil e lutou por seu desenvolvimento tanto quanto qualquer brasileiro ou até mais. No Rio de Janeiro, em companhia de Nóbrega, fundou o Colégio dos Jesuítas e a Santa Casa de Misericórdia. Fundou vários centros missionários em Pernambuco, Bahia e Espírito Santo.

Seu nome completo é José de Anchieta.

0 Responses to "Padre José de Anchieta - Apóstolo do Brasil:":