Pesquisar este blog

ProUni

Posted on quarta-feira, 26 de março de 2008 by Vovó Sabe Tudo


O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa desenvolvido pelo Governo Federal que visa beneficiar estudantes de baixa renda através da concessão de bolsas de estudos. O ProUni foi criado através da MP (Medida Provisória) Nº 213, publicada no "Diário Oficial" da União no dia 13 de setembro de 2004.

As bolsas de estudos concedidas pelas universidades podem ser parciais (50%) ou integrais, sendo que, em contrapartida, o Governo oferece a isenção de alguns impostos àquelas instituições que aderirem ao programa.

Os requisitos para se obter uma bolsa de estudos por meio do ProUni são:
- Ter cursado todo o Ensino Médio em instituição pública ou privada, no segundo caso por meio de bolsa integral;
- No caso de pretensão de bolsas integrais, a renda per capita familiar do estudante não poderá ser superior a meio salário mínimo;
- No caso de pretensão de bolsas parciais, essa renda não poderá ser superior a três salários mínimos;
- Ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido as notas mínimas estabelecidas pelo programa.

O estudante interessado deve acessar a página eletrônica do ProUni (http://www.mec.gov.br/prouni) e ficar atento aos períodos de inscrição. Aqueles que não possuem computador e/ou acesso à internet, podem se dirigir para qualquer instituição participante e preencher a ficha de inscrição gratuitamente.

Ao realizar sua inscrição, o candidato tem o direito de escolher sete opções relativas à instituição de ensino, podendo optar também, conforme a disponibilidade de cada universidade, o curso e o turno que lhe interessa. No momento em que realiza sua inscrição, o candidato tem a vantagem de saber o ponto de corte (nota mínima) de cada curso, possibilitando assim, a escolha de um curso que lhe interesse e que praticamente lhe será garantido.

Após ser pré-selecionado, é necessário comparecer à instituição de ensino escolhida no prazo estabelecido portando todos os documentos necessários. Algumas instituições realizam um processo seletivo próprio para os pré-selecionados, no entanto, na maioria das instituições isso não é necessário.

No seu primeiro ano de implementação, o ProUni ofereceu 112 mil bolsas em 1.142 instituições de ensino superior de todo o país. Nos próximos quatro anos, a intenção do programa é oferecer cerca de 400 mil novas bolsas de estudos.

0 Responses to "ProUni":