Pesquisar este blog

Visconde de Cairú

Posted on quarta-feira, 12 de março de 2008 by Vovó Sabe Tudo


Economista, político, publicista e jusrista baiano, nasceu em 16 de julho de 1756 em Salvador, Bahia e faleceu no Rio de Janeiro no dia 20 de agosto de 1835, aos 79 anos.

Com apenas oito anos de idade, iniciou seus estudos de filosofia dedicando-se à música e piano. Diplomou-se em Portugal pela Universidade de Coimbra, onde concluiu os cursos de filosofia e medicina. Fez ainda na mesma Universidade os cursos de hebraico e grego.

Regressando ao Brasil, foi designado para a Cátedra de Filosofia Moral, na Bahia, onde criou a Cadeira de Língua Grega. Publicou em Poretugal, no ano de 1801, a sua obra "Princípio de Direito Mercantil", primeira obra publicada em nossa língua, sobre economia política.

Quando D. João VI passou pela Bahia, Cairú apresentou as vantagens que sucederam da abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal, do que resultou a Carta Régia de 24 de janeiro de 1808. Publicou no mesmo ano as duas primeiras partes das observações sobre o Comércio Franco; ocupava então o cargo de professor de Economia Política.

Fundador do jornal "Conciliador do Reino Unido", defendeu os direitos do Príncipe e ponderouas vantagens da monarquia continental.

Foi desembargador da Mesa do Paço e da Casa de Rogo, Deputado e Senado; sua maior preocupação era o progresso do Brasil.

Cairú foi um homem de grandes conquistas pessoais, usando-as para conseguir os objetivos patrióticos.

Sua influência pesou de modo decisivo na política, proporcionando um grande passo na evolução. Em 1832 lutou ppela criação de uma Universidade no Rio de Janeiro. Tornou-se Barão em 1825 e Visconde, em 1826, sendo feito Senador do Império e notado por sua erudição e firmeza de caráter.

Seu nome completo: José da Silva Lisboa.

0 Responses to "Visconde de Cairú":