Pesquisar este blog

Carlos Chagas

Posted on quarta-feira, 12 de março de 2008 by Vovó Sabe Tudo


Nome completo: Carlos Ribeiro Justiniano Chagas. Médico e bacteriologista, brasileiro, nascido em Oliveira, Minas Gerais em 09/07/1879 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 08/11/1934. Ingressou na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro depois de concluir o curso preparatório.


Dedicou-se aos serviços de profilaxia do interior. O sucesso que obteve no combate a malária tornou-o conhecido e respeitado. Foi admitido em 1907 no Instituto Osvaldo Cruz em Manguinhos. Foi constituída uma comissão a fim de efetuar estudos sobre uma tripanossomíase endêmica constatada no interior brasileiro cuja chefia designou-se a Carlos Chagas.


Em 1909, Carlos Chagas conseguiu descobrir o agente causador dessa terrível doença e denominou-a “Tripanosoma Cruzi” em homenagem a Osvaldo Cruz.


Sua descoberta não ficou somente aí, foi mais além demonstrando que tal doença era transmitida por um inseto chamado “Barbeiro” ( Triatoma Megista) hoje conhecida como doença de Chagas numa justa homenagem ao grande bacteriologista.


Em 1911 foi-lhe concedido o prêmio Schaudim, conferido por um júri internacional ao melhor trabalho sobre Protozoologia e Microbiologia. Comissionado novamente em 1912 à chefia dos Estudos da Malária no Vale do Amazonas. Nomeado Diretor do Instituto Osvaldo Cruz.


Por ocasião da gripe espanhola em 1918, Carlos Chagas dirigiu a Campanha do Saneamento.


Diretor Geral do Departamento Nacional de Saúde Pública, foi ainda Professor de medicina Tropical da Universidade do Rio de Janeiro.


Pesquisador nato e de uma dedicação completa quando realizava o seu trabalho altruísta,deu continuidade à obra de Osvaldo Cruz.

0 Responses to "Carlos Chagas":