Pesquisar este blog

José Bonifácio

Posted on sábado, 1 de março de 2008 by Vovó Sabe Tudo


Estadista, literato, cientista e poeta brasileiro, nasceu no dia 13 de Junho de 1763, em Santos, São Paulo; faleceu em Niterói no dia 6 de Março de 1838, aos 74 anos. Seu pai, Bonifácio José de Andrada, figurava com uma fortuna de oito contos de réis, a segunda da cidade praiana e era considerado “paulista das principais família da vila de Santos...”

José Bonifácio passou a infância entre os pais e os tios,que eram letrados, doutores em leis, um deles médico e o outro gramático, poeta e filósofo. Aprendeu suas primeiras letras com a mãe, Maria Bárbara da Silva. Aos 13 anos seguiu para São Paulo onde passou a estudar com o bispo metropolitano, D. Frei Manuel da Ressurreição, que lhe ensinou lógica, metafísica, retórica, e língua francesa. José Bonifácio não só estudava, mas também fazia bom uso da biblioteca do bispo.

Terminando o curso de humanidades no Brasil aos 17 anos embarcou para Portugal onde se bacharelou em Direito na Faculdade de Coimbra em 1786. Dotado de uma inteligência rara, muito ágil, dedicou-se as literaturas clássicas e modernas e também à filosofia teórica.

Em 1792 vai a Paris para, na capital da França, aperfeiçoar seus estudos e metalurgia, tendo também oportunidade de conviver com Lavoisier, Jusieu, Davy, etc.

Retornando ao Brasil em 1880 foi nomeado, Desembargador Honorário da Relação do Porto, Intendente Geral das Minas do Dimo, e condecorado em 1802 pela Universidade de Coimbra, com o título de “Doutor em Filosofia Natural”, para reger sua cátedra, e regeu até 1806. Quando Major e Tenente-Coronel, se deu contra a invasão Francesa em Portugal. Quando Junot invadiu Portugal, José Bonifácio combateu-o, à frente do batalhão acadêmico.

Em 1820, regressou ao Brasil, onde foi com muito entusiasmo recebido pela Corte e designado para o Conselho. O primeiro Ministério organizado pelo Príncipe Regente, por ocasião do “Fico”, foi a pasta do Reino e do Estrangeiro, concedida a José Bonifácio.

As lutas foram muitas, porém, o velho Patriarca venceu todas. Desentendeu-se com o Imperador D. Pedro I, e, foi preso e deportado. Mais tarde, reconhecendo D. Pedro a sua injustiça contra o político e demonstrando-lhe confiança, entregou-lhe a tutoria de seu filho, depois de haver abdicado.

Acusado de tentar promover a volta de Dom Pedro I, com intuito de tornar este regente durante a adolescência de Dom Pedro II, foi preso em 15 de dezembro de 1833, e deportado para a Ilha de Paquetá. Em 1834, foi absolvido.

José Bonifácio foi um dos maiores brasileiros do seu tempo, morreu em Niterói, em 1838 e achas-se sepultado no Panteon dos Andradas, em Santos. Por todos os seus feitos foi agraciado como Pai da Pátria e Patriarca da Independência. Na galeria dos grandes vultos da nossa história, agiganta-se entre todos, a figura majestosa do grande Andrad, que dedicou toda a sua vida à emancipação política de nossa Pátira.

Nome completo: José Bonifácio de Andrada e Silva.

0 Responses to "José Bonifácio":