Pesquisar este blog

Dr. Zerbini

Posted on segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 by Vovó Sabe Tudo

Médico — Cirurgião, brasileiro, nascido em Guaratinguetá, São Paulo em 1912.

Iniciou seus estudos em São Paulo, concluindo o Secundário em Campinas. Formou-se pela Universidade de Medicina de São Paulo, com apenas 23 anos de idade. Seguiu para os Estados Unidos, afim de especializar-se em cirurgia toráxica, cardíaca e pulmonar. Começou a dedicar-se à cirurgia intracardíaca em 1945. Em 1957 iniciou experiências para abertura do coração, em animais, utilizando circulação extracorpórea.

Foi colega do Dr. Cristian Barnard na Universidade de Minneapolis nos Estados Unidos. Em 26 de Maio de 1968, foi realizado no Hospital das Clínicas em São Paulo, pela equipe dirigida pelos doutores Euclides de Jesus Zerbine e Luiz V Decourt, o primeiro transplante de coração da América Latina. E a equipe do Dr. Geraldo Campos Fruie, aproveitando o mesmo doador, realiza o transplante de rim.

Foram realizados mais dois transplantes de coração pela equipe do Dr. Zerbine sendo a última em 7 de janeiro de 1969. O Dr. Zerbine foi o quinto médico do mundo a realizar o transplante de coração.

Um dos seus pacientes, o Orlandi, conseguiu sobreviver relativamente bastante tempo ao transplante, comprovando o avanço do estágio em que se encontrava a cirurgia brasileira.

O êxito do Dr. Zerbini trouxe grande importância, não só nos meios científicos nacionais, mas também internacionais, trazendo para o Brasil a admiração e o respeito das outras nações.

0 Responses to "Dr. Zerbini":