Pesquisar este blog

Pedro Álvares Cabral

Posted on segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 by Vovó Sabe Tudo

Pedro Álvares Cabral, navegante, filho de portugueses, nasceu no ano de 1467 em Belmonte e faleceu em Santarém no ano de 1520, aos 53 anos.

O rei D. Manoel, atendendo à solicitação de Vasco da Gama que voltava das Índias, nomeou Cabral comandante da primeira expedição que para lá devia seguir. A esquadra partiu no dia 09 de março de 1500.

No dia 14 de março foi avistada a Grande Canária e no dia 22 do mesmo mês, a esquadra dobrou o Cabo Verde. Desse lugar tomou o rumo do Ocidente, talvez com o intuito de efetuar o reconhecimento das terras que se encontravam próximas das Tordilhas. Segundo alguns historiadores, Cabral, fustigado por um forte temporal, acabou por afastar-se da costa da África em direção contrária.

A esquadra vagou por 43 dias, até que descobriu um monte. Era dia 22 de abril de 1500. Por ser aquele dia o dia da Páscoa, Cabral deu-lhe o nome de “Monte Pascoal”. No dia 23 de abril, a esquadra havia se aproximado da costa. Descoberta a nova região, foi-lhe dado primeiro o nome de Ilha de Vera Cruz e depois Terra de Santa Cruz. Finalmente, passou a chamar-se Brasil, devido à grande quantidade de madeira cor de brasa aqui existente, chamada de pau-brasil.

Considerando a experiência dos comandados de Cabral, muitos historiadores acreditam haver sido proposital o desvio da esquadra. O descobridor do Brasil era possuidor de bastante cultura. Descendente de uma nobre estirpe lusitana, foi educado na Corte de Afonso V. Ali aprendeu não só a manejar as armas como também recebeu instrução científica, literária e histórica, preparando-se para viver na Corte.

Com a descoberta do Brasil, desentendeu-se com o rei, e foi afastado da Corte, indo morar em Santarém, onde ali ficou completamente esquecido. Vernhagem, historiador brasileiro foi quem o descobriu. O seu túmulo está no Convento da Graça.

0 Responses to "Pedro Álvares Cabral":