Pesquisar este blog

Vital Brasil

Posted on sábado, 16 de fevereiro de 2008 by Vovó Sabe Tudo

















Cientista e médico. Nasceu em Campanha, Minas gerais, em 28/04/1865 e morreu no Rio de janeiro em 08/05/1950, aos 85 anos.

Seguiu para a França, onde em Paris, se especializou em trabalhos de laboratório. De volta ao Brasil é nomeado Inspetor de Saúde Pública do Estado de São Paulo. Mais tarde abandona esse cargo a fim de dirigir o Instituto Butantã de São Paulo, o qual havia fundado. Foi também diretor do Instituto de Manguinhos, no então Distrito federal. Fundou em Niterói o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, em julho de 1919, atendendo à sugestão do Presidente do Estado do Rio de Janeiro.

Em 1899, irrompeu uma epidemia em Santos. Coube a Vital Brasil fazer as pesquisas para o combate à doença. Identificou-a como peste bubônica, mas acabou por contrair a doença e isso quase lhe custou a vida. A dedicação com que o grande cientista sempre empreendeu as suas pesquisas resultaram numa das mais importantes descobertas científicas de todos os tempos: o soro antiofídico, que se tornou conhecido em todo o mundo.

Num país tropical como o Brasil, de grande variedade de cobras peçonhentas, grande era o número de pessoas picadas por ofídios que ficavam à mercê da sorte diante da falta de antídoto.

Vital não se contentou com as pesquisas, escreveu inúmeras obras especializadas, destacando-se entre elas: Contribuição para o Estudo do Envenenamento do Ofídico e seu Tratamento, Tratamento do Ofidismo, O Ofidismo no Brasil, Dosagem do Valor Antitóxico dos Soros Antipeçonhentos e As Cobras em geral.

0 Responses to "Vital Brasil":